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FAQ

  • Cadastrei duas empresas no EFPH, matriz e filial e o sistema não apurou os impostos de forma centralizada?

    Para que o sistema centralize os impostos na matriz, deve-se acessar a empresa matriz, selecionar cadastros/filiais e incluir empresa filial.

  • Cadastrei um item no EFPH para fazer crédito de ICMS em 48 parcelas. O item foi vendido e o sistema continua calculando crédito, porquê?

    Deve-se alterar o cadastro do item e informar data de venda. A partir desta data o sistema não irá mais calcular a parcela de crédito de ICMS.

  • Calculei a rescisão de um funcionário e apareceu 13° salário proporcional sendo que o funcionário não tem direito. Porque o sistema calculou?

    Deve ser verificado qual modelo de cálculo foi utilizado na rescisão deste funcionário. No modelo de cálculo são definidos proventos que o funcionário tem direito, porém para cada tipo de rescisão o modelo deve ser ajustado incluindo ou excluindo itens conforme o direito do funcionário.

  • Como irá funcionar no sistema o crédito de depreciações para PIS/COFINS Não Cumulativos?

    Os valores de créditos de depreciações podem ser informados diretamente no EFPH, na opção Créditos PIS/COFINS ou podem ser gerados pelo sistema ATPH.

  • É necessário incluir todos os meses as tabelas de INSS/IRF no DPPH?

    Não. O sistema considera sempre a última tabela incluída como atual. Somente será necessário incluir nova tabela quando os valores forem alterados.

  • Gerei o arquivo com créditos de depreciação para PIS/COFINS Não Cumulativos, e vários itens que foram gerados no mês 07/2004 não foram gerados no mês 08/2004?

    A depreciação de itens com data de aquisição até 30/04/2004 não será mais gerada a partir de 01/08/2004. Somente serão considerados nas gerações a partir de 08/2004 itens com data de aquisição a partir de 01/05/2004.

  • Incluí um funcionário na empresa errada, posso excluir?

    Não. O sistema não permite excluir funcionários. Pode ser alterada a data de admissão para uma data antiga, por exemplo: 31/12/1990 e fazer uma rescisão no mesmo dia. Este cadastro deverá ser alterado, assim que a empresa contratar um novo funcionário, para reaproveitar o código.

  • Informei um valor de retenção de INSS 11% nas compensações/retenção, e o sistema não gerou para o SEFIP nem abateu na GPS?

    Provavelmente esta empresa tenha um setor cadastrado que não está configurado como tomador de serviço. Desta forma o sistema não irá considerar a retenção de INSS de 11% na GPS e não irá gerar para o SEFIP. Para utilizar a retenção de INSS de 11% o setor deverá estar configurado como tomador de serviço.